top of page

Contaminação de Alimentos

Cuidado para não contaminar seus alimentos!

 

Não basta conhecer os alimentos, quanto aos seus nutrientes e valor nutritivo, temos que tomar os devidos cuidados com a nossa higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos para manter uma refeição de qualidade e sem riscos a nossa saúde.

Nós, seres humanos, somos o principal meio de transporte para os microorganismos como bactérias, fungos e vírus, aos alimentos, através de nossas mãos, pés, unhas, nariz, cabelos, olhos, barbas, etc. Para esses “bichinhos” sobreviverem e se multiplicarem é necessário, água e alimentos além de temperatura e tempo adequados.

Como os microorganismos são invisíveis a olho nu, podendo apenas serem vistos em microscópio, temos que redobrar nossos cuidados na hora de manusear os alimentos, pois em pequena quantidade, a maioria das bactérias, não fazem mal ao homem, mas em grande quantidade podem até matar, apesar de existirem bactérias que mesmo em pequenas quantidades trazem malefícios a saúde humana.

Para isso devemos tomar alguns cuidados na hora de manipularmos nossos alimentos, como por exemplo tomar banho todos os dias, manter unhas limpas e cortadas, os cabelos devem estar presos e de preferência usar toucas na hora da manipulação, não comer durante a manipulação dos alimentos, lavar bem as mãos com água, sabão e desinfetante antes de começar a manipulação e todas as vezes que trocar de tarefa e entre as manipulações de alimentos crus e cozidos, não usar nenhum tipo de acessório enquanto estiver manipulando os alimentos, etc.

Além da higiene pessoal devemos tomar cuidado com a higiene do ambiente onde serão manipulados os alimentos como limpar os equipamentos e utensílios, superfícies e piso logo após o uso, manter as lixeiras tampadas e longe dos alimentos para não juntar insetos e não deixar restos de alimentos espalhados pela cozinha.

É de suma importância que na hora da compra observem-se as condições de higiene dos alimentos assim como suas características e condições de conservação, mas para que sua refeição saia realmente como o esperado, deve-se tomar o devido cuidado com o preparo, lavando bem as verduras e colocando-as em solução clorada, cozinhar bem os alimentos, não misturar alimentos crus com cozidos e fazer a quantia certa para não haver sobras e se por acaso houver sobrar de alimentos, armazená-las corretamente não deixando em temperatura ambiente. Se seguir essas dicas você e sua família estarão livres dos perigosos de invisíveis microorganismos.

 

 

Bem-Vindo

 

     ao nosso site 

 

 

bottom of page